sábado, 12 de fevereiro de 2011

AMFM = MulhereS Que LeeM

O AMFM é composto de mulheres ocupadas e trabalhadoras. Temos entre nós professoras, executivas, presidente de multinacionais, Empresárias, Donas de Casa, Psicólogas, Dentistas, Pastoras, Psiquiatras e loucas, das quais a primeira sou eu! Todas essas mulheres são antenadas com o mundo, com  o que acontece, são informadas e possuem dentro de si uma bagagem linda de vida. Por essa razão, quero hoje, aqui, indicar e falar um pouquinho sobre uma mulher que foi super mulher, uma mulher que fala e escreve sobre mulher como ninguém, Clarice Lispector é visceral e eu, particularmente, sou apaixonada por sua obra, embora não tenha lido toda, ainda. Escolha uma das obras e descubra Clarice, será um achado e tanto! Não vou falar moooinnto da biografia dela, porque é extensa, mas vale saber que ela nasceu perto dos anos de nossa avó Ana, Clarice nasceu em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, tendo recebido o nome de Haia Lispector, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. Chegaram ao Brasil, em Maceió em março em 1922. Por iniciativa de seu pai, à exceção de Tania — irmã, todos mudam de nome: o pai passa a se chamar Pedro; Mania, Marieta; Leia — irmã, Elisa; e Haia, em Clarice. Em 1925 a família muda-se para Recife, Pernambuco, onde Pedro pretende construir uma nova vida. A doença de sua mãe, Marieta, que ficou paralítica, fez com que sua irmã Elisa se dedicasse a cuidar de todos e da casa. Clarice morreu no Rio, no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes do seu 57° aniversário vitimada por uma súbita obstrução intestinal, de origem desconhecida que, depois, veio-se a saber, ter sido motivada por um adenocarcinoma de ovário irreversível.  O enterro aconteceu no Cemitério Comunal Israelita, no bairro do Caju, no dia 11.  Nesse meio tempo, Clarice deixa para o mundo uma bibliografia vasta e maravilhosa. Clarice Lispector é uma das nossas autoras mais produtivas. Escreveu romances, contos, livros infanto-juvenis, crônicas, reuniu entrevistas no volume De Corpo Inteiro . Não se pode viver uma vida inteira sem ler Clarice, principalmente se você for uma mulher feliz mesmo!
Confira lista com algumas de suas obras mais famosas:
Perto do Coração Selvagem – 1944
O Lustre – 1946
A Cidade Sitiada – 1949
Laços de Família – 1960
A Maçã no Escuro – 1961
A Paixão segundo G.H. -1964
A Legião Estrangeira -1964
Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres – 1969
Felicidade Clandestina -1971
Água Viva – 1973
A Imitação da Rosa -1973
A Hora da Estrela -1977
Um Sopro de Vida – 1978 

Um pequeno pedaço de Clarice, que revela muito de si, para que você comece a se apaixonar por ela, e não esqueça de comentar qualo livro você escolheu!

"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."

 

3 comentários:

  1. Gostei do texto , me achei muito próxima , morou em Maceió terra de meus pais e tinha uma irmã com o meu nome rs , interessante toda sua tragetória ...

    ResponderExcluir
  2. Me comprometo, desde já, a iniciar minha trajectória "lispectoriana" com Felicidade Clandestina. Já li alguns trechos e parece ser interessantíssimo...
    Belo post anne!

    ResponderExcluir
  3. "Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas."
    Clarice Lispector
    Boa sacada Anne, fez muito bem em sugerir a leitura das obras de Clarice. Eu particularmente gosto muito e sei que cada uma de nós mulheres vai se achar ou achar algo que lhes acrescente em um desses títulos. Os escritos dessa mulher são fantásticos em sua essência e falam com simplicidade da complexidade feminina e isso é fascinante, tendo em vista que somos todas particulamente distintas em seus "grilos" de idéias, visão e comportamento. Tenho certeza que as que dedicarem um tempinho para conferir, vão também se apaixonar.
    Valeu Anne!!!
    Bjo grande.

    ResponderExcluir